A Igreja

A Comunidade Evangélica de Niterói-Canoas teve seu surgimento a partir de um dia, no qual o pastor Meirose encontrou o senhor Theodoro Schier em um ônibus, que fazia viagens de Porto Alegre, e perguntou ao mesmo: “o que você acha de fazermos uma comunidade em Niterói?”. O Senhor Theodoro gostou da ideia.
Partindo assim, começaram a visitar todas as famílias luteranas que conheciam e que moravam em Niterói, convidando-as para a formação da nova Comunidade.
O primeiro culto sediado em Niterói aconteceu na casa de Theodoro Schier no dia 9 de abril de 1950, sendo este um Domingo de Páscoa. Sua esposa Thereza Edith Janncke Schier, transformou a sala em um ambiente de igreja, com um altar arrumado e com diversas cadeiras. Nesse mesmo encontro, foi nomeada a primeira diretoria da Comunidade de Niterói, sendo Theodoro Schier eleito presidente.
Após três dias, realizou-se o primeiro encontro da OASE de Niterói na casa da senhora Dora Philipp, nomeada a primeira presidente da OASE. A partir daí, as famílias se reuniam uma vez por semana na casa de alguém para participar de cultos e reuniões. Mas foram poucos os encontros, pois, em seguida, construiu-se uma casa de madeira que foi pintada de verde e passou a ser o ponto de encontro das famílias para a realização de cultos, reuniões e eventos.
Essa casa foi construída no centro do terreno, doado pela empresa Territorial Nictheroy, por intermédio de Arthur Oscar Jochims. O terreno foi todo cercado por sarrafos, que mais tarde foram substituídos por arames. Theodoro era construtor; então, ele e seus irmãos, Carlos e José Schier, foram os principais responsáveis pela construção dessa casa, que levou cerca de três dias para ficar pronta. Uma cozinha foi montada atrás dela posteriormente.
Os jovens também faziam suas reuniões na casa verde, mas, quando ela já não comportava tanta gente, eles construíram um salão de madeira, que passou a ser o local de encontro da Juventude e da realização de eventos.
Após alguns anos, quando o templo já estava pronto, foi construído um salão de alvenaria. O salão de madeira e a casa verde foram demolidas logo depois disso. E assim, a comunidade vem crescendo e buscando anunciar a palavra de Deus cada dia mais.